Social Icons


Pages

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como instalar o Oracle JavaSE 6 no Ubuntu

Em dezembro de 2012, a Oracle decidiu retirar a licença para distribuições do Java em sistemas operacionais. Desde então, não foi mais possível instalar a JVM da Oracle a partir dos repositórios oficiais do Ubuntu.

Para facilitar a nossa mera vida de usuários mortais, a comunidade Ubuntu criou alguns PPAs (Pacotes de Arquivos Pessoais) com os fontes e binários da Oracle JVM. Desta forma, bastaria adicionar um PPA ao repositório do Ubuntu, para ser possível instalar via Central de Programas ou Synaptic. O problema é que a maioria destes PPAs foram removidos pela Canonical; e os que ainda restam; mantém uma versão do Java desatualizada - e tendem a serem removidos também.

Para agravar ainda mais a situação, o Mozilla Firefox recentemente desativou todos os plugins Java 6 com updates inferiores ao 33. Ou seja, sites que utilizam applets - como o Banco do Brasil, por exemplo - pararam de funcionar nestes computadores. Então, qual é a saída?

Resta-nos a instalação manual. Daí vem a última surpresa: no site da Oracle, só existem instaladores para distribuições Linux baseadas no RedHat (pacotes RPM), ou um executável binário para instalação via shell...

Felizmente, existe uma solução elegante, que é basicamente: Baixar o pacote em formato RPM, convertê-lo para DEB (formato aceito pelo Ubuntu e outras distribuições baseadas no Debian) e... instalar! Como extra, também iremos instalar o plugin do Java para o Mozilla Firefox. Então vamos lá:

  • Passo 1: Baixe o instalador no site da Oracle.  Logo abaixo na página você verá: "Java SE 6 Update XX". Ao lado, escolha download do JRE (para quem só quer rodar uma aplicação em java) ou JDK (para desenvolvedores). Em seguida, atente-se em quantos bits é o seu Ubuntu: "Linux x86" corresponde a 32 bits, enquanto "Linux x64" corresponde a 64 bits. Para este passo-a-passo, vou considerar o arquivo jdk-6u34-linux-x64-rpm.bin, que corresponde ao JDK para 64 bits. Salve o arquivo na sua pasta pessoal.

  • Passo 2: Tornar o binário executável. Para isto, abra uma janela do terminal e digite:
    chmod +x jdk-6u34-linux-x64-rpm.bin

  • Passo 3: Execute o binário para extrair os pacotes .RPM:
    ./jdk-6u34-linux-x64-rpm.bin 

  • Passo 4: Para converter o pacote .RPM em .DEB, vamos precisar de um utilitário chamado Alien (isto mesmo, de alienígena). Como ele não vem instalado por padrão no Ubuntu, vamos instalá-lo via apt-get:
    sudo apt-get install alien

  • Passo 5: Agora, vamos usar o Alien para converter o pacote .RPM para .DEB e finalmente instalar a JVM:
    sudo alien -c -i jdk-6u34-linux-amd64.rpm

Pronto, a JVM já está instalada em sua máquina. Porém, para a utilização de applets no Mozilla Firefox, é necessário a instalação do plug-in Java. Faremos isto criando um link simbólico da libnpjp2.so na pasta de plug-ins do Firefox, com o seguinte comando:

- Para Ubuntu 64 bits:
sudo ln -s /usr/java/default/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/firefox/plugins
- ou para Ubuntu 32 bits:
sudo ln -s /usr/java/default/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/firefox/plugins
Este passo-a-passo foi testado no Ubuntu. Mas deve funcionar também em outras distribuições Linux baseadas no Debian.

0 comentários:

Postar um comentário